Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2015

Filhos... Herança do Senhor!


Estes dias, lendo o livro de I e II Samuel, tenho sido tremendamente edificada! São tantos episódios descritos que nos impulsionam a perseverar no SENHOR! Quão maravilhoso é o nosso Deus!!
A primeira história narrada é sobre Ana, esposa de Elcana. Ana era muito amada por seu esposo, mas não tinha filhos... Isso a consumia de tristeza. Elcana tinha outra esposa, Penina, que tinha filhos e vivia a zombar da esterilidade de Ana. Como ela sofria! Ano após ano, quando iam ao santuário do Senhor, Penina a desprezava tanto, que ela só sabia chorar, nem se alimentava. 

Elcana, seu marido, lhe perguntava: "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos? "1 Samuel 1:8

Elcana não compreendia... 

Mas, nós que somos mães, podemos compreendê-la muito bem, não é mesmo? 
Filhos... Que alegria é tê-los!! Não há amor de marido algum que preencha o prazer de ser mãe. Só o SENHOR É capaz de preencher!! Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. 2 Samuel 22:33

Ser mãe... Um pedacinho de nós, tão especial, único e que nos deixa sem palavras para expressar a magnitude de sentimentos envolvidos. Desde os primeiros indícios de transformação ocorrida no corpo, antes mesmo de resultados laboratoriais, sentimos uma estranha sensação de completude. Nossa pele e cabelos recebem um toque a mais de viço, nossos sorrisos tomam conta de nosso semblante, há todo um cuidado no manejar, andar, sentar, proceder... A gente fica, literalmente, num estado de graça... Mais feminina!
Mês a mês, sensações novas surgem, oscilações de humor, transformações visíveis, medos, incertezas, curiosidade, ansiedade, sensibilidade à flor da pele... Há um serzinho amado sendo formado no ventre. Um verdadeiro milagre! Seu nascimento, tão aguardado, é cercado por expectativas! Seu crescimento, acompanhado de perto, é repleto de surpresas agradáveis! Quanto avanço em tão pouco tempo! De repente, aquele bebezinho que mexia lentamente, quase imperceptível, agora dá chutes no seu ventre; tão pequenino e frágil ao nascer, dormindo a maior parte do tempo, agora já balbucia palavras desconectadas, senta com ajuda de almofadas, come papinha e preenche todo o seu tempo; de apenas ficar deitadinho, agora senta, engatinha, anda, corre... CRESCE!
Cresce, principalmente, nosso amor por ele! Difícil acreditar que aquele bebê que se transformou em criança, adolescente, jovem, adulto... É seu filho! Uma dádiva sublime!

Pela graça de Deus, temos três lindos filhos! Eles preenchem nossas vidas. Cada etapa vivenciada ao lado deles foi, e tem sido, maravilhosa. Claro que tivemos momentos difíceis... Foram noites mal dormidas; aflições diante de choros, quedas, doenças; estresses com varadas e castigos na disciplina; angústias com as partidas para as universidades (Nem gosto de lembrar!)... Mas, os momentos de alegria superam, infinitamente mais! Indescritível a grandeza e o prazer em presenciar e participar de cada fase do desenvolvimento físico, intelectual, emocional, moral e, o mais importante, espiritual deles. São dias e dias de alegria diante de cada conquista. Nosso lar foi abençoado com a vinda e vida de nossos filhos. Eles são nossa herança! 

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Salmos 127:3

E, não são somente lindos na aparência... São lindos por dentro, também! Ternos, gentis, amorosos, obedientes, generosos, humildes, íntegros, responsáveis... Homens tementes a Deus! 
É necessário frisar que, apesar da influência vinda do pai terreno, que é um "gentleman", o que torna-os assim é a presença do Espírito Santo de Deus, na vida deles. O temor do Senhor os faz trilhar no caminho da Verdade: Jesus. 
Dou glórias a Deus pela decisão deles em viver segundo a Sua Palavra e entregarem suas vidas a Ele! Não há vitória maior que essa!!





O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. Provérbios 19:23

(...)"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

Hoje, temos dois filhos casados e Deus nos enriqueceu ainda mais com a presença das preciosas e amadas filhas, nossas noras! Elas adornam nossa família!
Como é bom convidar Jesus a ser nosso SENHOR! Ele endireita nossas veredas... 
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4:18
Nunca devemos esquecer que o bem maior que podemos dar a nossos filhos é apresentar-lhes Cristo! E, não apenas apontar o caminho, mas caminhar No caminho, com eles! 
Todo o resto, como a palavra mesma define, é RESTO!



"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6


"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa." Deuteronômio 6:5-8

Ah, e voltando à história registrada em I Samuel, Ana fez uma promessa ao Senhor que, caso engravidasse, dedicaria seu filho a Ele. E, assim aconteceu. Deus concedeu que ela tivesse a Samuel! Sua Alegria foi imensa e ela orou ao Senhor, assim: 

"Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.
Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.
Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.
O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força.
Os que tinham muito, agora trabalham por comida, mas os que estavam famintos, agora não passam fome. A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor.
O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata.
O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.
Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre; ele os faz sentarem-se com príncipes e lhes dá lugar de honra. "Pois os alicerces da terra são do Senhor; sobre eles estabeleceu o mundo.
Ele guardará os pés dos seus santos, mas os ímpios serão silenciados nas trevas, pois não é pela força que o homem prevalece.
Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará do céu contra eles; o Senhor julgará até os confins da terra. Ele dará poder a seu rei e exaltará a força do seu ungido".

Depois de desmamado, Samuel foi entregue ao sacerdote Eli, para que o criasse, e ele cresceu no serviço de Deus. Foi um sacerdote, juiz e profeta e teve importância singular na História de Israel. Também foi o último dos juízes a exercer autoridade civil sobre o povo.
Porém, o Senhor foi generoso e misericordioso com Ana e concedeu que ela tivesse ainda três filhos e duas filhas! 
Louvado seja o SENHOR! Que as nossas vida sejam guiadas, inteiramente, por Ele!





Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. Salmos 25:5




Fraternalmente, 

                                                                                                            Elizette Duque

2 comentários:

  1. Fico muito feliz de fazer parte dessa família. O meu marido é o de camisa vermelha na foto. Ele é maravilhoso, e muito parecido com Jesus. Sei que ele é fruto das orações e empenho de seus pais na sua educação, e querida sogra, sou grata à senhora e ao meu sogro por terem criado ele para ser um verdadeiro príncipe, que exala o perfume de Cristo. Mal posso esperar para lhe darmos netinhos, e seguirmos o exemplo de vcs, criando nossos filhos no temor do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Oh, Priscila... Meu coração não aguenta tamanha emoção! Quanta alegria ao ler suas doces palavras. Na verdade, meu filho é que foi abençoado quando tornou-se seu marido. Você é a princesa dos sonhos dele! E o lar de vocês será cada dia mais abençoado!
    Ah, quanto aos nossos netinhos, mal posso esperar! Será maravilhoso ouvir um serzinho precioso, fruto desta linda e abençoada união, chamar-me de vó! Bjos

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque