Seguidores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Buscando a Excelência no Viver







Um aperto muito forte no peito e um desalento sem fim. Essas foram as sensações sentidas diante do confronto com a Palavra do Senhor na ministração do Conselho de Deus para a família.
Quanto ainda preciso crescer nisso! Fiquei muito constrangida!


 Família... Tem projeto mais singular que este?

“A família é a base de tudo”, dizem evasivamente muitas pessoas, mas sem convicção. Porque, havendo convicção, há que se ter, efetivamente, atitude. Não?
Os papéis desempenhados de acordo com o propósito de Deus pelos membros da família: Marido/Pai, esposa/mãe e filhos, são de suma importância para que as peças desse grande quebra-cabeça se encaixem perfeitamente e culminem por montar um único, magnífico e original quadro. 





“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;” Efésios 5.22
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” Efésios 5.25
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois é justo. Honra teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Efésios 6.1-3


Que harmonia há numa família ajustada ao molde estabelecida por Deus! É uma delícia viver segundo a determinação d’Ele! Todas as situações são conduzidas de uma maneira suave, plena e satisfatória. Não há impasses travados, conflitos armados e desgastes reincidentes.

Encontramos vários conselhos e advertências para a saúde espiritual da família no livro de Provérbios. Eis aqui alguns:

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." Prov.14.1;
"Quem rejeita a correção menospreza a sua alma; mas aquele que escuta a advertência adquire entendimento." 15.32;
"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo."16.24
"Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais."17.6
"O que gera um tolo, para sua tristeza o faz; e o pai do insensato não se alegrará."17.21
"O filho insensato é tristeza para seu, pai, e amargura para quem o deu à luz."17.25
"Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor."18.22
"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias."!9.20
"O que aflige a seu pai, e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra. Cessa, filho meu, de ouvir a instrução, e logo te desviarás das palavras do conhecimento."19.26 e 27
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."22.6
   

Quantas vezes nos embaraçamos nas nossas próprias teias? Quantas vezes tentamos fazer valer nossa ideia? Quantas vezes nos iludimos achando que estamos cumprindo direito o papel que o Senhor nos delegou? Quantas?

Há um estatuto, um conselho, uma verdade. Está estampada na Palavra do Senhor para que todos nós possamos nos apossar, viver, determinar. É uma escolha. Simples assim. Basta que deixemo-nos conduzir pela Vereda da Justiça. O Senhor fará a obra em nós e em nosso lar!




Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz.
Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração;
assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens.
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.

                                                                                                                                 Provérbios 3.1-7


Que cada um de nós se apegue a essa verdade e se entregue a cumpri-la com determinação, perseverança e fé, sabendo que, para isso, é necessário estarmos revestidos e cheios do Espírito Santo de Deus. Somente debaixo da unção do Senhor é que romperemos com a influência maligna impregnada na sociedade secular, em que os papéis determinados por Deus foram totalmente corrompidos.

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2





Ah, o aperto muito forte no peito e o desalento sem fim sentidos durante a ministração da Palavra do Senhor, deram lugar à determinação de me inclinar totalmente à vontade d’Ele e deixá-lo conduzir plenamente minha vida, buscando agradá-lo em toda maneira de viver. Ele tem o melhor para mim. Quero desempenhar o meu papel com afinco, buscando dia-a-dia viver a excelência de Deus!

                                                                        Fraternalmente,

                                                                                                               Elizette Dutra e Duque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque