Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2011

O que é a nossa vida?





Esse final de semana foi marcado por um triste acontecimento: o falecimento de um precioso irmão em Cristo. Soubemos do fato logo pela manhã, mas a sua partida acontecera horas antes, ainda na madrugada. Ficamos sem fala, sem atitude...desnorteados. 
Em meio a tantos compromissos que não poderiam ser adiados pela manhã, fomos tocando o dia. Havia um sentimento muito forte de perplexidade e impotência em nós. Inconscientemente, pensávamos: Será que isso está realmente acontecendo ou é um pesadelo?
Perdemos a noção da hora, do tempo. Tudo estava meio sem cor. Triste. O dia chorava literalmente.


Embora atordoados com a notícia do falecimento, uma certeza tínhamos em mente: O Senhor está no controle e Sua vontade é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2). Ele sabe o que faz. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor". Ele é Deus e tudo está sujeito à Ele. Não devemos questionar. Apenas crer que a Sua vontade é soberana e louvá-LO independente das circunstâncias."No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele" (Eclesiastes 7.14). 

A morte nos faz enxergar a realidade da vida. Nos confronta com o óbvio, que por vezes nos escapa. Ficamos tão envolvidos com o desenrolar do cotidiano que esquecemos da nossa fragilidade. Somos pó e ao pó retornaremos (Gênesis 3.19).

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração" ( Eclesiastes 7.2). Quando estamos diante da morte vemos com clareza o que é o viver. Fica patente a nossa pequenez. Percebemos que a vida é uma passagem temporária, sem direito a retorno: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo" ( Hebreus 9.27). 
 
Por outro lado, tomamos consciência da magnitude e grandeza de Deus. Assimilamos com profundidade a dimensão do Seu poder e, como uma cortina que se abre totalmente, entendemos que Tudo está em Suas mãos. Fica evidente nossa dependência total no Senhor. Sem dúvida, diante de situações como essa, tomamos consciência de que somos poeira, vapor...
Percebemos então, que não podemos deixar-nos enredar pelas coisas materiais e momentos fulgazes. Tudo passa muito rápido e o ontem não retorna. É no hoje que devemos investir, priorizando Deus.Temos um tempo estabelecido para cumprir o propósito d'Ele para nós. Hoje é o tempo que Ele permitiu-nos viver. Hoje!
A vida só tem sentido se estivermos ligados à Videira Verdadeira, alimentando-nos da Sua seiva e crescendo com vigor na Sua palavra. "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer "( João 15.5).
Devemos buscar ser fiéis em toda nossa maneira de andar, buscando olhar para o alto e dedicando nosso viver a Ele de maneira plena, com diligência e temor, vivendo no centro da vontade de Deus. "Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" ( II João 2.17).

Diante de tudo isso, do turbilhão de emoções que sobrevieram-nos nesse fatídico final de semana, mais precisamente no sábado, fica uma certeza: somos como a flor que o vento leva e desaparece...mas, permanecendo com Cristo, seremos como "a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai" (Salmos 1.3a). 

O Senhor virá nos buscar! Encontraremos com Ele no Grande Dia ou quando nos chamar, como chamou nosso irmão. Para o Moisés, o Senhor já voltou!
"Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas" ( Apocalipse 22.12-14).

Que arda continuamente em nossos corações a urgência de um viver piedoso, enchendo-nos do Espírito Santo e procurando estar atentos ao ensino e aplicação diária da Sua palavra.

"Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"( I Tessalonicenses 5.16-23).

Temos fé que encontraremos com o nosso amado irmão um dia, na eternidade com Jesus! Louvado seja o Senhor!

                                        Fraternalmente,

                                                                                                 Elizette Duque
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque