Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Palavras Sábias




Para inaugurar este blog, pensei em escrever um pouco sobre o falar com sabedoria.
Estive lendo, nesses últimos dias, o livro de Provérbios e comecei a marcar os versículos que tratam sobre a importância  de se guardar a língua. Fiquei maravilhada com a imensidão de conselhos nessa área!
Nossa maneira de expressar interfere diretamente na capacidade de assimilação do ouvinte. Se queremos ser receptivos, temos de usar as palavras corretamente porque, do contrário, provocamos um bloqueio na comunicação que culminará com desentendimento e repulsa.
"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína."(Prov.13.3).
Quanta verdade nessa afirmação!
Se proferirmos palavras sábias, em tempo oportuno, com certeza colheremos bons resultados. Diariamente, nos deparamos com situações críticas em que uma única palavra concederá ânimo ou desolação. Sabemos que, por mais que nos esforcemos, não temos condição de escolher dizer o certo, na hora certa, se não estivermos cheios do Espírito Santo. É Ele quem nos capacita a agir corretamente nos vários momentos da nossa caminhada. Só Ele nos dá a graça de abrir a boca para abençoar, acalmar ânimos, consolar aflitos, ajustar situações, promover a paz, dissipar contendas, enfim, "palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo"(Prov.16.24).
O nosso coração precisa estar no centro da vontade de Deus!
Por mais que nos esforcemos, jamais conseguiremos, por nossa própria conta, escolher o melhor proceder. Deus precisa estar no controle. Sempre." Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida"( Prov.4.23).
Jesus Cristo, em sua breve caminhada terrena, deixou-nos muitos exemplos a seguir. Um episódio que vem à minha memória neste momento é aquele em que os escribas e fariseus, com o intuito de confrontar a Cristo, interrogam-no sobre a sentença correta para a mulher pega em flagrante adultério. Ele não respondeu prontamente. A bíblia relata que nosso Senhor Jesus escrevia no chão, enquanto eles aguardavam a resposta (João 8.6). Penso eu que, enquanto seus dedos percorriam a terra, seus pensamentos subiam ao céus, intercedendo ao Pai a resposta certa para aquela hora. E, as palavras que sairam da sua boca, causaram um grande impacto sobre todos os que ali estavam. Aleluia!
Que possamos buscar sabedoria e graça do Senhor para proferir palavras que vão trazer libertação e paz a todos aqueles que estiverem ao nosso redor!
                                       
 

                                                            Fraternalmente,
                                                                                                          Elizette                                  




2 comentários:

  1. Aleluia! Que benção esse post mãe! Eu fiquei maravilhado com cada palavra que o Senhor colocou no coração da senhora! "Penso eu que, enquanto seus dedos percorriam a terra, seus pensamentos subiam ao céus, intercedendo ao Pai a resposta certa para aquela hora." Que demais isso! Eu também penso o mesmo! Mãe, que o Senhor possa continuar a derramar dessa unção sobre a senhora continuamente! É com muita alegria que li este primeiro post que a senhora escreveu. Bjão do seu filhote aqui que te ama demais!

    ResponderExcluir
  2. Que linda palavra Elizette! Esta é uma mensagem que está no coração de Deus, pois Ele quer que sejamos seus porta-vozes. Como diz a Palavra, a vida e a morte estão no poder da língua, e nós precisamos estar cheios do Pai para que possamos dizer somente vida, transmitindo a graça do Senhor aos nossos ouvintes. Louvado seja Deus por este blog, que Ele abençoe a senhora e continue derramando cada vez mais da sabedoria dEle na sua vida. bjs

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque