Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2011

Lar... doce lar?


 "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."(Provérbios 22.6).

Muitos pais, hoje em dia, esquivaram-se da responsabilidade, instituída por Deus, de educar seus filhos e delegaram a outros (avós, tios, babá, creche, escola, etc.) essa missão tão nobre e importante.
Sabemos que alguns são impedidos de exercer seus papéis, seja por desajustes financeiros ou mesmo por debilidades físicas, mas a grande maioria entrega, deliberadamente, a educação dos seus filhos a terceiros, com o objetivo de galgar patamares mais altos na sociedade e "engordarem seus cofres". Como resultado, ausentam-se de casa e preenchem essa ausência sendo "bonzinhos", evitando "aborrecê-los" e deixando-os livres, sem nenhuma direção, regras e deveres. O amor, demonstrado por eles, vem em forma de presentes e não de presença. Eles aliviam a culpa por não empenharem-se na árdua tarefa de educar, que requer muito empenho, desgaste e tempo, e distribuem presentes e mais presentes. Esses filhos de pais negligentes, tendem a transformar-se em adultos carentes e desajustados.




Cada vez mais flagramos cenas em que os filhos, independente da idade que possuam, manipulam seus pais como se esses fossem marionetes em suas mãos. Eles ditam as normas, exigem coisas, travam embates e chantageiam com veemência, chocando quem presencia.
"A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele"(Provérbios 22.15).
Os pais que não exercem a autoridade devida, apenas cedem aos caprichos dos rebentos rebeldes, evitando uma maior exposição do próprio fracasso.
A modernidade, cercada por toda sorte de inovações, impulsiona o ser humano a viver em busca de mais e mais, sem jamais ser saciado. É como uma gigantesca bola de neve que, aumentada pela incontida ganância, rola cada vez com mais força e velocidade, levando todos aqueles que estão hipnotizados pelo consumismo sem fim. Esse viver empobrece as relações familiares, transformando o lar num lugar onde pessoas desconhecidas, desvinculadas e vazias, apesar de próximas fisicamente, vivam em mundos distintos e distantes, deprimidas, angustiadas e viciadas.




A presença de pais que exercem domínio sobre seus filhos e o admoestam com sabedoria, traz segurança e bem-estar no lar, fortalecendo a relação familiar num todo. Filhos obedientes tornam-se adultos ajustados e felizes.

"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida"( Provérbios 6.20-23).

Para que uma criança realmente possa sentir-se amada, é necessário que haja um pai ouvinte, atento e pronto para auxiliá-la a sanar suas incertezas; um pai que seja autoridade, não autoritário, e que estabeleça normas e condutas, de acordo com a palavra de Deus, que devam ser respeitadas e obedecidas; um pai que compartilhe dos seus receios, vitórias, derrotas e sonhos; um pai que conduza-a com amor e a discipline. 
"Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga" (Provérbios13.24).

Principalmente e primeiramente, para que um lar se estabeleça de forma harmoniosa, é imprescindível a presença do Senhor e a observação de Sua palavra. Aos pais cabe a maravilhosa tarefa de ensinar seus filhos a amar, temer e obedecer a Deus.

"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos;e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos;e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas;para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, com juramento, prometeu dar a vossos pais, enquanto o céu cobrir a terra" (Deuteronômio 11.18-21).

Esse ensino deve ser ministrado na prática de um viver diário, mostrando em atitudes, sendo exemplo para os filhos em todo o tempo, nas mais diversas circunstâncias. Falar apenas não resolve. 
"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos"(Tiago 1.22)
Os filhos necessitam de pais sábios, atuantes, atentos, que protegem e corrigem, demonstrando, assim, que os ama de verdade.
"Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo"(Provérbios 19.18).
A palavra do Senhor ensina sobre o modelo familiar correto e ajustado.

"Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém ao Senhor. Marido, amai vossa esposa e não a trateis com amargura. Filhos, em tudo obedecei a vossos pais, pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados"( Colossenses 3.18-21).

Se tão somente soubermos ocupar o lugar que nos é devido, posicionando-nos dentro do padrão familiar estabelecido por Deus, todas as peças desse grande quebra-cabeça irão se ajustar e, como uma perfeita engrenagem, todos os comportamentos serão moldados e fáceis de relacionar.

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece" ( Provérbios 24.3)
  
Que a palavra do Senhor seja absorvida pela nossa mente, alcance nosso coração e produza transformação em nossa vida!


                                                     Fraternalmente,

                                                                                                 Elizette Duque

Um comentário:

  1. Já há muito tempo Deus tem gerado um temor enorme com relação ao curso em que se encontra o padrão familiar atual. Este, que deveria ser padrão, apoia-se nas muletas de Freud e outros tantos néscios. A filosofia do diálogo substituiu a disciplina que Deus ensinou, isto é, a vara, além de ter colocado pais e filhos em um mesmo nível hierárquico. Pais que se gabam de nunca terem disciplinado seus filhos, ao invés de enterrarem suas cabeças no chão como avestruzes, em sinal de vergonha. Entidades governamentais que, em nome de um futuro melhor pra nação, conceberam projetos de proibição da disciplina física (que é bíblica) e hoje se encontram em trabalho de parto, sofrendo à duras penas os resultados de suas filosofias e leis baratas. Deus tem sido colocado de lado, crianças de doze anos recebem hoje encartes de educação sexual em vez das Bíblias gratuitas, outrora distribuídas deliberadamente nas escolas. A brilhante "evolução" do padrão familiar caminha a passos largos para a perdição, com filhos rebeldes, adoção por "casais" do mesmo sexo, estímulo ao consumismo e à moda, culto da porca mídia que oferece diariamente a ração de lavagem já insípida ao paladar de tantos, por conta do costume. Agora, ao mesmo tempo que meu estômago revira diante de tudo isso, eu me levanto com muitos outros contra todo esse sistema, e me coloco diante do Senhor para que Ele construa em minha futura família o real padrão de família, aquele que embora simples, isento de auto-glória, agrada ao coração do Amado Rei Jesus. Esta família é a que quero viver, este pai e marido é o que quero ser. Quero arrebentar com as portas do inferno e com a graça do Senhor ajudar a restaurar tantas famílias quanto puder, enquanto eu tiver fôlego de vida, eu e minha esposa, criando filhos que vão se levantar como soldados do Senhor também, e perdurem o exemplo que receberam de nós, o qual recebemos do Senhor em sua Palavra. Aleluia por esse post mãe, agitou dentro de mim esse canto de batalha, que há muito nasceu em mim, e durará enquanto eu viver. Que o Senhor Jesus Cristo seja louvado eternamente! Bj

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque