Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sociedade em Decadência

"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (II Tim.3.1-4).




Sem dúvida alguma estamos vivendo os últimos dias descritos em II Timóteo 3 e podemos perceber claramente a disseminação do pecado na humanidade.
É assustador como as tragédias, naturais ou humanas, já não abalam tanto o ser humano. O caos em que encontra-se a humanidade, torna-a insensível diante das fatalidades. Homicídio, adultério, gravidez precoce, aborto, recasamento, roubo, mentira, suicídio, incêndio, terremoto, desrespeito, epidemia, tsunami, desavença, hipocrisia, terremoto, imoralidade, prostituição, guerras, divórcio, desobediência, injustiça, rebeldia, traição, ganância e tantos outros infortúnios que assolam a sociedade, ficaram banais e corriqueiros.
Vivemos numa sociedade decadente, onde o certo e o errado se fundem e se confundem. O pecado se revela sorrateiro, atenuado, camuflado...
Pecado? O que é isso? Pecado pra quem? Por quê? Será?!
A palavra de Deus vem sendo cumprida dia-a-dia, na íntegra.
Hoje é normal nos depararmos com inúmeros casamentos desfeitos; filhos entregues levianamente ao cuidado de terceiros, enquanto seus progenitores buscam construir um lar baseado em abundância de bens materiais, sem perceber a carência afetiva/emocional/moral/espiritual em que se encontra a família; homens e mulheres confusos quanto à própria sexualidade; maridos débeis, descomprometidos e loucos por poder; mulheres fatigadas entre tantos afazeres (dentro e fora de casa) liderando seus lares, ambos numa corrida louca contra o tempo em busca de mais saber, status, beleza física, dinheiro e reconhecimento, culminando assim com um estresse profundo e destruidor do lar; crianças e jovens descobrindo o mundo das drogas, da imoralidade, do terror...  





Em Lucas 12.15 lemos: "Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui."

O Senhor nos adverte quanto a buscar viver de maneira pura, grata e sem ostentação.
"Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?" (Lucas 12.27-28).





Devemos depositar sobre Ele nossos anseios e ...descansar. "Descansar" nesse contexto significa despreocupar, prosseguir alegremente, louvando-o a tempo e fora de tempo, independente das perdas ou conquistas.
Não quero dizer que devamos ser negligentes ou irresponsáveis, mas que todo o nosso viver deve ser pautado na palavra do Senhor. Teremos paz em meio a tormenta e o nosso coração não estará aflito. 
" Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço" (Salmos 119.165).

Uma coisa é certa: Não importa o quanto o pecado tenha se tornado comum e banal, se nos apegarmos à palavra do Senhor e dela dependermos totalmente, trilharemos nossa peregrina caminhada impermeáveis ao domínio das trevas. 
" Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniquidade alguma" (Salmos 119.133).

Que a unção do Senhor seja sobre a nossa vida e que Ele venha tirar toda a cegueira que porventura ainda nos assola, abrindo os nossos olhos para que vejamos, nitidamente, somente aquilo que tem valor eterno.
                                   



                                          Fraternalmente,
                                                                                    Elizette Duque

2 comentários:

  1. Fantástico o texto, infeliz a situação do mundo.. Só conseguimos sentir desespero por esse mundo e mais nada.. Mas é uma situação esperada, aliás na Bíblia diz que seria assim. Que Deus possa ter miséricordia de cada um de nós e nos ensinar a sermos ferramentas para acabar com essa situação na vida de quem conhecemos!

    ResponderExcluir
  2. Aleluia mãe! Estávamos compartilhando Eliana, Priscila e eu antes de ontem sobre o texto de Mateus 6, e fui profundamente edificado ao ver o Senhor confirmando as mesmas coisas que trouxe aos nossos corações naquele dia. É lamentável a situação que se encontra o mundo, e nesse momento, mais do que nunca, nossa vida pode resplandecer a Luz de Cristo e sermos sal. Que o Senhor te abençoe muito e continue te usando como tem usado mãe, te amo, bjão

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque