Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Últimos Tempos



O mundo está doente e padece com seus últimos suspiros. São audíveis os seus ais...
Terremotos, tsunamis, vulcões em erupção, tornados, enchentes, furacões, oscilações climáticas gritantes, maremotos e tantas outras catástrofes ambientais, de maior ou menor intensidade, têm assolado a Terra tão repetidamente, que parece não causar grandes impactos na humanidade. A criação geme em crescente destruição e o ser humano se arruina mais e mais. Não há volta. Essa ruina iniciou-se desde a queda do homem no jardim do Éden. Nada é surpresa para nós.
Jesus disse:

"E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 
Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. 
Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima" (Lucas 21.25-28).


E as catástrofes humanas, então? Tornaram-se tão corriqueiras que se banalizaram. Guerras, roubos, assaltos, corrupções, ataques terroristas, incêndios, explosões, arrombamentos, violências em diversos formatos e inúmeras outras transgressões acontecem tão rotineiramente, que nem assustam mais.
A maldade tira a máscara e mostra a cara, sem reservas, apresentando um mundo completamente caótico e entregue a Satanás.
Vivemos nesse tempo marcado por pessoas que andam desnorteadas, que não distinguem o bem e o mal, revestidas de mentira, hipócritas, corrompidas, soberbas, injustas, tendo corações maquinando o mal continuamente, cometendo atos abomináveis, cheias de si mesmas, vingativas, infiéis, invejosas, cobiçosas, orgulhosas, contenciosas, maliciosas, obscenas, profanas, falsas, idólatras, rebeldes, vingativas, incrédulas...vazias.



"Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder"  (II Timóteo 3.1-5). 
  


Um detalhe importante nessa passagem bíblica, é que o apóstolo Paulo não estava se referindo apenas aos ímpios. No finalzinho, ele menciona pessoas que aparentam ser santas, embora apenas de fachada. Essas, declaram ser cristãs e além de tentar iludir aos outros, fazem pior, se iludem. Acreditam piamente que estão fazendo o bem e agradando a Deus. Carregam a Bíblia, pregam a Palavra, fazem orações publicamente, apresentando-se como ovelhas, embora sejam lobos revestidos. Andam, na verdade, de braços dados com a iniquidade, torcendo a Palavra e cometendo todo tipo de pecado. Seus olhos são altivos, suas línguas maledicentes, seus corações sobrecarregados de maldade.  
Até quando estarão cegas e surdas? Até quando crerão que são amigas de Deus?
"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" ( Tiago 4.4).




O pecado afasta-nos de Deus e nos torna insensíveis quanto à mensagem da cruz. É como se estivéssemos numa cápsula, separados para longe de Deus. Não ouvimos mais a Sua voz, não enxergamos o Seu feito e nem sentimos a Sua presença. Ao mesmo tempo que nos afastamos de Deus, aproximamos do inimigo das nossas almas, que anda ao nosso derredor, tentando nos aprisionar nas trevas, onde está.
Somente revestidos de Cristo, mediante a ação do Espírito Santo, conseguimos vencer o mal que nos espreita e passamos a viver em novidade de vida, sendo conduzidos a ocupar o centro da vontade do Pai e nos deleitar na Sua presença. Participar do banquete que Ele tem para nós. Assim, quebrantados e dependentes, tornamos-nos sensíveis à Sua voz e submissos ao Seu querer, como ovelhas juntas ao Pastor.
Na verdade, mais que submissos. Ficamos desejosos em fazer com que a Sua vontade prevaleça, em detrimento da nossa. 
Quando caminhamos com Jesus, pisamos em Suas pegadas e vamos dia-a-dia negando a vontade da carne. Passamos a viver no Espírito e toda a rebelião que antes ocupava o nosso coração, vai sendo aniquilada, fazendo surgir um novo homem. 

 
"Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas;"( Colossenses 3.1-7).





Mas, não é esse ainda o patamar que Deus espera que alcancemos. Essas transgressões, citadas acima, são do velho homem e foram deixadas para trás no instante em que decidimos seguir a Cristo. Paulatinamente, nessa nova caminhada, vamos tornando-nos parecidos com Ele e abandonamos esses desvios. A "limpeza" é feita por completo e o padrão de santidade é instaurado em nós através da ação do Espírito Santo, transformando-nos genuinamente. Seremos como um dos "pequeninos" citados pelo Mestre Jesus (Mateus 18.3).




"...mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;(...)Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3. 8-14).


O Senhor está voltando! Tudo mostra que Ele está às portas... e vem. Estejamos pois vigilantes, buscando estar cheios do Espírito Santo, remindo o tempo, santificando-nos e olhando fixamente para Cristo. Deixando todas as coisas que nos enredam e sugam as nossas forças e buscando viver com simplicidade e temor.


"Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem"  ( Mateus 24. 37-39).
"Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo" ( Marcos 13.3). 

Que busquemos viver para Deus, firmes, orando e vigiando incessantemente, até que Ele venha.

                                                                         Fraternalmente,

                                                                                                                  Elizette Duque



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz quando você me visita e mais ainda quando deixa um comentário carinhoso. Volte sempre que puder! Obrigada... Elizette Duque