Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Fragilidade



"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece" Tiago4.14.

Nesta semana, fiquei muito abalada com a tragédia da explosão provocada por gás, no restaurante localizado na Praça Tiradentes (RJ), que culminou com a morte de três pessoas. O momento da explosão, registrado pelas câmeras, foi avassalador. Mas, o que mais me impactou, foi ver uma das vítimas caminhando rumo ao local da tragédia, aparentemente tranquila e, totalmente, alheia ao seu destino trágico. Ali estava um rapaz de apenas 19 anos... com uma vida florescendo. Quem poderia imaginar que, antes das 8:00 da manhã, sua vida terminaria?
Por vezes esquecemos o quão frágeis somos. Cuidamos do amanhã com tamanha intensidade, que quase nos declaramos sabedores do que está por vir. São tantos sonhos, projetos, anseios, que parece-nos palpáveis o futuro que nos espera!
Pura ilusão humana...devaneios. 

"Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce. Pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não a conhece mais" Salmos 103.15-16.


O que temos de concreto? Real?
Só o hoje, que não por acaso é denominado "Presente". Mais precisamente: O agora. O instante seguinte é totalmente desconhecido.
Temos, todos os dias, UM presente para desembrulhar e oferecer a Deus.
Essa é uma verdade que nos escapa constantemente. Nossa vida é como um vapor...
Creio que Deus, na Sua infinita sabedoria, nos permite essa alienação momentânea do perigo iminente que é viver. Já imaginou se ficássemos obcecados pelo acontecimento do minuto seguinte? Seria um fardo difícil de suportar. Nossos sonhos, metas, ideais, precisam permear nossa trajetória. Eles nos impulsionam a prosseguir sempre.Nos motivam.
Mas, temos de admitir que a vida é passageira e fulgaz. Nosso dever é vivê-la intensamente para o Senhor, estando no centro da Sua vontade, que é o melhor lugar. Cada um de nós necessita ser canal de bençãos que Ele quer distribuir e instrumento utilizável, preparado para a plena execução da Sua obra. Dessa maneira, quantos forem os dias estabelecidos por Ele para vivermos, viveremos com gozo, sem nenhum pesar, independente de toda e qualquer circunstância e cientes de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito" (Rom.8.28).
Vamos desembrulhar o nosso presente hoje e oferecer a Cristo com gratidão e louvor?
Que a graça do Senhor seja sobre as nossas vidas, capacitando-nos, ensinando-nos, moldando-nos e fazendo-nos compreender que, sem o seu favor, nada somos.

                                                    Fraternalmente,
                                                                             
                                                                                   Elizette Duque


                                                                      

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Palavras Sábias




Para inaugurar este blog, pensei em escrever um pouco sobre o falar com sabedoria.
Estive lendo, nesses últimos dias, o livro de Provérbios e comecei a marcar os versículos que tratam sobre a importância  de se guardar a língua. Fiquei maravilhada com a imensidão de conselhos nessa área!
Nossa maneira de expressar interfere diretamente na capacidade de assimilação do ouvinte. Se queremos ser receptivos, temos de usar as palavras corretamente porque, do contrário, provocamos um bloqueio na comunicação que culminará com desentendimento e repulsa.
"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína."(Prov.13.3).
Quanta verdade nessa afirmação!
Se proferirmos palavras sábias, em tempo oportuno, com certeza colheremos bons resultados. Diariamente, nos deparamos com situações críticas em que uma única palavra concederá ânimo ou desolação. Sabemos que, por mais que nos esforcemos, não temos condição de escolher dizer o certo, na hora certa, se não estivermos cheios do Espírito Santo. É Ele quem nos capacita a agir corretamente nos vários momentos da nossa caminhada. Só Ele nos dá a graça de abrir a boca para abençoar, acalmar ânimos, consolar aflitos, ajustar situações, promover a paz, dissipar contendas, enfim, "palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo"(Prov.16.24).
O nosso coração precisa estar no centro da vontade de Deus!
Por mais que nos esforcemos, jamais conseguiremos, por nossa própria conta, escolher o melhor proceder. Deus precisa estar no controle. Sempre." Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida"( Prov.4.23).
Jesus Cristo, em sua breve caminhada terrena, deixou-nos muitos exemplos a seguir. Um episódio que vem à minha memória neste momento é aquele em que os escribas e fariseus, com o intuito de confrontar a Cristo, interrogam-no sobre a sentença correta para a mulher pega em flagrante adultério. Ele não respondeu prontamente. A bíblia relata que nosso Senhor Jesus escrevia no chão, enquanto eles aguardavam a resposta (João 8.6). Penso eu que, enquanto seus dedos percorriam a terra, seus pensamentos subiam ao céus, intercedendo ao Pai a resposta certa para aquela hora. E, as palavras que sairam da sua boca, causaram um grande impacto sobre todos os que ali estavam. Aleluia!
Que possamos buscar sabedoria e graça do Senhor para proferir palavras que vão trazer libertação e paz a todos aqueles que estiverem ao nosso redor!
                                       
 

                                                            Fraternalmente,
                                                                                                          Elizette